Tudo o que você sempre quis saber sobre granulatos sanitários para gato e não sabia onde perguntar.

Granulados a base de Sílica

Os produtores dos grânulos a base de sílica se dizem os melhores, mas a concorrênciaafirma que a sílica é um produto cancerígeno e afeta a respiração do animal (propagandas da absorsol e Kitty cat deixam rastros de preocupação...).
Na verdade, existem estudos a respeito de trabalhadores que trabalham em minas, construções e lugares onde há manejo de certos materiais em forma de pó ou desprendimento ou subdivisão de materiais que contenham sílica livre e cristalina, como areia, concreto, certos minérios e rochas, jateamento de areia, etc. As doenças que esses minerais produzem são chamadas de Asbestoses e Silicoses e se desenvolvem somente em vias respiratórias. Mas, para que isso aconteça, o tamanho da partícula tem que ter entre 0,5 e 10 microns. O risco de adquirir silicose depende basicamente da concentração de poeira respirável, porcentagem de sílica livre e cristalina na poeira e a duração da exposição. Do pouco que se sabe sobre esse risco em gatos, acredita-se que é mais provável que tais resíduos possam piorar uma condição respiratória existente do que iniciar um quadro respiratório primário.
A grande maioria das pessoas que usam aprova quanto à durabilidade e quase sempre quanto ao cheiro. Mas quando ocorre do gato ter diarréia, parece que a coisa fica feia.
Também há relatos de gatos que morreram de medo das bolinhas de silica e do barulho, recusando-se a utilizá-las, tadinhos, rs.
São proporcionalmente muito mais caras do que o tanto que deveriam durar a mais para compensar. Quem tem um só gato, ou até 3, pode até pensar em sílica por comodidade, mas certamente, para quem tem mais gatos o custo fica bem alto.
Cat's Pride - 4,54kg - Estados Unidos.
mineral Quartz (crystalline Sílica), de baixa densidade. Tem uns grãozinhos azuis que ajudam no controle do odor.
Silica Gel – CHALESCO
exclusivos “Crystais IndicadoresTM” Único no Mercado. Cristais Indicadores perdem coloração depois de 30 dias – demonstrando que é tempo de trocá-los. Aprovado internacionalmente.
dpv clever cat - 1,8kg
100% silica em cristais – granulados.
Siliclean - American Pets – 1,7 Kg - Estados Unidos.
100% sílica
Sanisílica - American Pets – 1,7 Kg - Estados Unidos.
Silicat Mimi Litter
Magic Sílica – 1,7Kg - American Pets - Estados Unidos.
Kitty Sand - 1,8Kg - Qingdao China

28 comentários:

Anônimo disse...

Eu usava esse tipo de areia na bandeja que fica dentro de casa, ja que ela produz pouco pó, mas como comentaram que fazia mal para eles, desisti.

Anônimo disse...

Tenho 4 gatos e acho essa areia boa e durável, os gatinhos estranharam no começo, mas agora estão à vontade. Ainda tenho medo de fazer mal para eles.

Marcelo disse...

Por favor não confundam a sílica que causa silicose com a silica gel. Silica gel não faz nenhuma mal para o ser humano nem para os gatinhos!

Anônimo disse...

Faltou explicar por que a sílica dura mais e é mais prática: só se retira o cocô; a urina deve ser misturada à sílica, que a absorve.
Custou 21,90 o pacote de Mimi Cat com 1,820 Kg, que tem o volume parecido com um pacote de areia de 4 KG.
Estou testando e a a quantidade que eu coloquei na bandeja, de uns 3/4 do pacote, já ficou quase toda amarela em menos de 1 semana. Dizem que tem que retirar completamente quando ficar tudo amarelo. Ela não fica cheirando mal. E o gato aceitou muito bem desde o primeiro dia (não precisei misturar com areia, como se sugere nas instruções).

Anônimo disse...

Corrigindo: a marca é Mimi Litter.

Anônimo disse...

Minha gata só usa essa, uma vez aqui na minha cidade não achei para comprar e comprei uma normal. Ela se recusou a usar a normal. Então nem se eu quiser eu consigo trocar!!

Selva Salerno disse...

Minha gata só usa sílica gel, as outras nem chega perto rsrsrsrs. Mas perguntei ao meu veterinário e ele disse que não há riscos.

Marilia disse...

tenho 3 gatinhos e uso areia de sílica há 3 anos. é a única areia que não deixa nenhum cheiro de urina na casa. Recentemente descobri que as areia com micro cristais são ainda melhores do que as areias de cristais comum. Eu super recomendo. Quanto ao custo, compro pela internet e o custo sai a R$ 15,00 por saco aproximadamente.

Camila Gancho Portella disse...

Tenho só um gatinho e só uso sílica gel de cristais maiores, mas, como ele faz muito xixi, qdo passam 15 dias já está toda amarela e o fundo bem molhado q não dá nem pra misturar. Uso Chalesco, alguém indica outra?

Marilia disse...

Oi Camila.
Todas as marcas são mais ou menos iguais. Costumo comprar a Chalesco e a marca Perpet. Como tenho 3 gatos, tenho que trocar a areia toda semana pois ela fica encharcada de urina depois de muito uso. Essa estória de que a areia dura 1 mês é exagero do fabricante. Masmo assim, a sílica é bem melhor do que as areias de argila e aquela branca tipo Tidy Cat. Bjus

Anônimo disse...

Tenho 2 Gatos E Troco A Silica A Cada Semana... Mas é Melhor Que Qualquer Areia...

Anônimo disse...

para aumentar a durabilidade da silica na bandeja é deixar ao sol a cada dois dias por pelo menos 2 horas, considerando o sol bem quente, ou mante-la em local bem arejado, ela vai durar sim 1 mês/gato

Anônimo disse...

Comecei a usar a areia de sílica mês passado. Comprei a de microcristais. Tenho três gatos, então comprei dois sacos e os coloquei todos na bandeja. Durou mais de 20 dias. A embalagem informa que é um saco/gato/mês, então rendeu bastante. O único problema é que eles espalharam a areia pela casa e os microcristais se espalharam rapidamente pela casa. Agora estou testando a areia com cristais normais para ver se eles espalham menos. E também coloquei apenas um saco de sílica. Vamos ver se vai durar uns 10 dias pelos menos.

Marilia disse...

Olá.
Experimente a de cristais maiores pois fazem menos bagunça ao redor do banheiro.
Detalhe: uso banheiro com tampa, tipo caixa fechada pois só bandeja é uma zona total: espalham areia pra todo lado.
Boa sorte e saúde para seus gatinhos...

Unknown disse...

Oi Camila! Também uso a areia sílica gel da Chalesco, mas a de micro cristais. Acho que essa absorve melhor. Tenho uma gatinha. Às vezes dura um mês, outras vezes vinte e poucos dias (quase um mês), nunca menos que isso. Eu recomendo.

Anônimo disse...

Por mais que eu tenha achado a silica bastante efetiva nao uso de jeito nenhum pois e um quimico abrasivo sim e causa irritacao na pele, nos olhos e no estomago do bichano. Tive problemas e levei meu gato ao veterinario com problemas respiratorios. So uso produto natural agora! Quimicos nunca mais!

Unknown disse...

Estou com dúvida,gostaria de saber se faz mal,essa areia de sílica,pois tenho uma gata e estou com uma shitzu filhote agora, e a minha gata vira e mexe espalha

Unknown disse...

Não sei quem esceveu que sílica não faz mal, mas sou doutora em quimica e faz sim, dá silicose, doença nos pulmões, pequenas particulas sãol iberadas e vão para nosso pulmão, e dos bichos também!!! Vou comer meus diplomas, tanta leigo falando besteiras!!!!!

Unknown disse...

Sílica é é silica sim...

Vitor abdalla disse...

Eu tenho aquela bacia pratica q sao 3 bandejas uma furada tipo peneira, dai eu coloco entre a coluna de peneira e a debaixo um tapete higiênico, uso a silica de grãos grandes. Ela rende mto mais pois o xixi fica no tapete usa 15 tapetes troca a cada dois dias. Super rendeu

Junior disse...

Eu usava areia mas o cheiro me incomodava muito, principalmente quando vinham visitas em casa, eu acabava colocando a bandeja para fora de casa rs...então eu comecei a usar o granulado higiênico de madeira da Natural Cat e acabou a dor de cabeça. Eu não acreditava mas realmente o produto não deixa o cheiro do xixi e nem das fezes...muito bom msm! Recomendo

Anônimo disse...

TENHO UM GATO HA 6 MESES, comecei usando a areia de argila, ela suja o chão vira lama! aí apesar do preço salgado da silicia resolvi testar...ameiiii , pq nao deixa cheiro e usei por mais de um mes.. um mes e dezenove dias, porem estou com receio pelas afirmações de causar problemas respiratorios no animal e no dono do animal. Será q usando a mais grossa reduz o risco, por nao "soltar" o pózinho na hora da limpeza????? ALGUEM PODE ME RESPONDER.

Anônimo disse...

Eu uso areia de sílica há 10 anos mais ou menos. Todos os gatos vivos e saudáveis. E eu também!!

Gitma disse...

Eu optei por utilizar a sílica cristal há uns 10 anos também, mas não tive sorte. Meu gato lindo desenvolveu silicose. É muito sofrimento para o bichinho, pois ele respira com dificuldade e passa mais tempo quieto por falta de ar. Não recomendo mais a sílica cristal e afirmo que essa sílica é maléfica sim para nossos pets!

Valeria Ferreira disse...

Optei por utilizar a sílica tbm e a minha gatinha passou ter quadro respiratório bem sensível. Suspendi o uso logo que suspeitei da areia

andrea dutra disse...

eu tb penei aqui com meu gatinho espirrando e cheio de catarro, se coçando e arrancando os pelos. Foi tirar a sílica e ele tá maravilhoso!

Unknown disse...

Gente passei a usar a silica micro cristais recentemente, será que realmente mais mal, preocupada, porque cada um fala uma coisa :(

kleber Stanquevisch disse...

A sílica não dura 1 mês nem a pau, estamos trocando a cada 2 semanas, nem o gato aguenta, faz cocô pra fora da caixa. Tenho 1 gato só.estamos fazendo algo errado?