Tudo o que você sempre quis saber sobre granulatos sanitários para gato e não sabia onde perguntar.

Farinha de mandioca

Crua ou torrada, fina ou grossa, pura ou misturada à farinha de mandioca parece ser a febre do momento entre os gateiros. Certamente não tardará muito a ser lançado no mercado um novo tipo de granulado sanitário a base de mandioca para os gatos, rs.
Por ser muito leve, pode voar e sujar facilmente as áreas externas e se usada pura pode grudar nas patinhas dos gatos. A fina não é recomendada porque pode ser aspirada pelos gatos, mas se eles tiverem tendências a alergias, melhor não usar de nenhum tipo delas por enquanto. Estão surgindo inúmeras receitas de como misturar a farinha de mandioca grossa com as areias comuns e em diversas proporções.
O melhor mesmo é cada um ir testando as diferentes marcas de farinha e de areia e descobrir qual a melhor combinação/proporção.
Discussão no Orkut

17 comentários:

Mamys disse...

A farinha de mandioca é tudo de bom! Pode ser usada com vários tipos de areias, inclusive as mais baratas pra melhorar a consistência do torrão, pode ser usada pura, crua, torrada, etc.
Mas eu só uso um pouquinho dela quando tenho de comprar um granulçado sanitário muito barato que não forma torrão direito.

|Dagalberto disse...

Gente vocês viram...já tem no mercado uma areia sanitária feita de MANDIOCA...no site do PETSUPERMARKET encontrei a areia DBEST em duas variações a BIO ( é uma versão biodegradável de mandioca 100% pura ) e a FINA ( um mix de mandioca + diatomita fina mais barata ).
Experimentei ambas e garanto que ambas são SENSACIONAIS, tiram por completo o cheiro, formam torrões muito firmes e deixam o fundo da bandeija limpinha...MARAVILHA..

DAGALBERTO

Anônimo disse...

Assino embaixo do cometário do colega aí de cima. As areias são excelentes, não formam lama mesmo quando fica só uma camada bem fina na caixa. Único senão é que por serem leves espalham que é um terror. Melhor deixar na caixa que fica fora de casa e sem esquecer de um tapete para aparar um pouco da areia que gruda nas patas.

Maryah

Anônimo disse...

amigos, no www.petsupermarket.com.br vc pode encontrar agora as 3 apresentações da areia DBEST: a bio, a fina e a grossa.

visite http://www.petsupermarket.com.br/dbest/prod.htm

Anônimo disse...

Usei primeiro a areia de mandioca fina. Ela rende mais e retém mais o cheiro, mas faz uma sujeira infernal pela casa. Passei para a grossa e o resultado, se não tão satisfatório quanto o da fina, pelo menos reduziu a sujeira pela casa. Importante: fiz a opção por este tipo de areia porque ela pode ser jogada diretamente no vaso sanitário.

Anônimo disse...

Ganhei uma amostra na Cobasi aqui do Rio e adorei!! A melhor de todas as areias que já usei, até melhor do que sílica. O problema é este que já disseram acima, faz muita sujeira, se espalha com facilidade ao redor da caixa. Tem que usar um tapetinho mesmo. Mas é excelente. Não deixa mal cheiro e a urina forma um torrão que não dissolve ao ser retirado com a pá. Ah, e joga-se tudo diretamente no vaso sanitário!

Anônimo disse...

No post acima, estava me referindo à areia DBEST.

Arlene disse...

Ganhei uma amostra da DBest na Cobasi em Campinas e amei, meus 3 gatinhos só pisam se a areia for fininha, se o granulado for maior eles não usam a caixinha. Uso a Pipicat Floral, que é mais fina e o cheiro é mais gostoso, só que depois de uma semana de uso das caixas, fica um cheiro horrível de amônia da areia que teve xixi e se desmanchou ao retirar. Nesta areia realmente se tira só o cocô e só o xixi, não há despercício como nas outras, e o xixi fica duro e gruda no fundo mas se o gato fizer xixi de novo em cima daquele, a DBest permanece unida, só que parecendo uma borracha, não desmancha o torrão que já foi feito. O único incoveniente é o alto custo, R$ 24,00.

Taís disse...

Olá Pessoal,
Aqui vai a minha sugestão, experimentem a Areia Dbest ela é de farinha de mandioca, pode ser descartada no vaso sanitário.
Ela é mais cara sim, mas dura 1 mês e forma um torrão firme que permite ser tirado com a pá sem que contamine o resto da caixa de areia, sem contar que não fica cheiro ruim no ar. Aqui em Porto Alegre não é tão simples de encontrar, tenho comprado na única loja especializada em gatos que abriu por aqui a Gatolandia Catshop. Recomendo muito o uso.

Marcelo disse...

Tenho usado a Katbom que encontrei em BH. É fantástica, gruda quase tão bem quanto a DBest, porém não é tão fina, então não faz tanta sujeira. Os gatos demoraram duas semanas para adaptar, mas agora está ótimo. Não troco por outras.

Anônimo disse...

Olá, estava usando a areia Tiddy Cat, pois a dona do Gatil disse que minha gatinha(4 meses) estava acostumada e que seria interessante continuar com ela. Porém ela custa aqui no ES por volta de 18,00 e em uma semana foram 2 sacos. Ela não separa o xixi e acaba molhando o fundo da bandeja. Comprei a areia que pode ser descartada no vaso sanitário, a Kat Bom 3 kg (24 reais), minha gatinha estranhou um pouquinho, mas sabe que o problema é com a minha gatinha que cava até chegar ao fundo da bandeja e no final das contas acaba sujando de qualquer jeito.Eu lavei a caixinha toda, desinfetei e a danadinha sujou. Não sei o que faço!

Luci disse...

Comprei um só pacote da Katbom para ver a qualidade e achei ótima, só que não encontrei mais para comprar.
Se alguém de algum site que venda online a Katbom, me avise por favor. Preciso comprar em grandes quantidades, pq tenho somente 19 lindos gatinhos em casa... todos adotados.
Luci

Aretuza disse...

Bom, sempre uso a areia carrefour e acho ótima, tem a mesa qualidade da Tiddy Cat e custa mais barato. Esses dias comprei a KatBom e meus gatos acharam q era ração e começaram a comer.

Anônimo disse...

Para que tem 12 gatos, e no momento mais 8 abrigados de LT, a farinha de mandioca fina misturada a areia Gatíssimo (AlfaPet) é a solução para baixo custo sem cheiro,sem lama e o torrão perfeito sem desperdício...Uso na proporção de 1kg de farinha p/ 2kg da areia.Claro que preciso limpar as caixas no minimo 3X ao dia,senão enfrento protestos.....

Carol

Unknown disse...

Não tem problema comer, na embalagem mesmo eles dizem isso. E é só a 1a vez, depois eles acostumam rápido.

Anônimo disse...

Fiz uma mistura 1/10, ou seja, um quilo de farinha de mandioca para 10 quilos de areia sanitária (a de argila)!
Ou simplesmente, 100 gramas de farinha para 1 quilo de areia! Perfeito!!! (pelo menos pra mim)

Unknown disse...

Usava farinha com fubá e meu gato esta com intestino preso,pode ser por que ele lambe as patas com as farinhas e ressecou?