Tudo o que você sempre quis saber sobre granulatos sanitários para gato e não sabia onde perguntar.

Madeira

Serragens de madeira também podem ser usadas e são uma ótima opção, DESDE QUE sejam de boa procedência. Do contrário, podem trazer tantos ou mais riscos que uma areia de má proveniência, já que além dos mesmos riscos de virem acompanhadas de impurezas, por se tratar de um material orgânico e não tratado, a madeira úmida pode atrair ainda mais bactérias e fungos. Serragem de marcenarias que ficam acumuladas no chão onde podem passar ratos e outros animais carregando pulgas, bactérias e fungos certamente trarão mais prejuízo que economia. Além do mais, a serragem grossa, não triturada pode ainda, grudar nas patas e entre as unhas do animal, causando eventuais lesões cutâneas.
MAS, existem grânulos a base de madeira que são esterilizados e picados em forma de pellets (não machucam o animal) e reduzem o cheiro sem necessidades de aditivos artificiais. Alguns desses produtos podem inclusive ser descartados em vaso sanitário, o que facilita e reconforta muitos de nós.
Easy Cat (Floral/citronela) - GOLDEN PACK GROUP (Industria Brasileira) – 1kg
Pó de pinus tratado e essência natural. O pó higiênico serve pra muitas coisas, inclusive na limpeza a seco de sujeiras úmidas e nojentas, reduz o odor e evita insetos na lixeira, em restos de peixes e frutos do mar, ovos quebrados no piso, coco de cachorro, etc. Para uso com gatos, ele não gruda no fundo da bandeja e só é necessário tirar as fezes.
kitty Cat – BIOTHERMIC (Industria Brasileira) - 2kg
Serragem simples de madeira de reflorestamento, esterilizada, acrescida de granulado de papel , bentonita e areia comum. Forma flocos com a urina, tem controle de odor, melhor rendimento, é ecológica, pode ser jogada no vaso. Natural, atóxico e com Ph 7.
Sabugos de milho secos cortados em pedacinhos
Houve um tempo em que isso foi muito usado por humanos no lugar de papel higiênico (qdo este não existia), mas parece que nem sempre os gatos se acostumam.

13 comentários:

Mamys disse...

Essa kitty Cat deve ser ótima pra quem usa aquela furba com peneira.
O método de limpeza é justamente o contrário da maioria dos granulados: em vez de ficarem na peneira os dejetos e passarem para baixo os grãos limpos, ficam os limpos (mais as fezes secas, claro) e passam pelos buraquinhos tods os grãos que foram desmanchados pela urina.
Eu não me acostumei.

Laís disse...

ola, existe tambem a chamada LIKE CAT, nao conheco e eh exatamente o mesmo preco da kitty cat.
queria saber mais sobre ela, eh melhor ou pior? segue uma descricao:

É um granulado higienico 100% natural fabricado a partir do pó de pinus (madeira) proveniente de reflorestamento.`
É um produto atoxico que não prejudica o animal, biodegradavel e reciclavel. Produto ecologicamente correto.
Rcecomendado para gatos e todas a especies de roedores (hamster, chinchila, cobaias e coelhos), em todas as situações em ques seja necessario promover a absorção de urina destes animais.

Vantagens:
* Grande poder de absorção, superior à maioria dos granulados existentes no mercado, proporcionando uma grande economia comparado aos demais.
* Elimina com muito mais eficacia os odores da urina.
*Por ser biodegradavel pode ser descartado diretamente no vaso sanitario.

Apos a absorção da urina, o granulado sofrera uma alteração em sua consistencia, primeiramente floculando e posteriormente desfazendo- se em po. Este po devera ser retirado com uma pá , preferencialmente vazada , peneirandol o pó diretamente no vaso sanitario ou lixo. retornar ao recipiente os grãos retidos na pa e prencher com novos grãos quando necessario. Remover as fezes diariamente.

Anônimo disse...

Gostei mais da KittyCat, meus gatos preferiram a Easy, só que ela espalha por uma area muito maior ao redor da bandeja e não dura muito tempo. Tenho dois gatos e depois de 15/20 dias o cheiro de urina fica forte. Ela é muito boa para lixeiras de pia e outras. Então, deixo a bandeja com Easy no quintal e a com Kitty dentro de casa.

Lu Hilst disse...

Descobri a pouco tempo o higigato, tb de madeira, que apareceu a pouco no pet aqui perto. Foi o primeiro granulado de madeira. E foi o primeiro a absorver mesmo o cheiro. Adorei. Não preciso mais jogar as pedrinhas no lixo e o ap fica cheiroso!

cseabra disse...

Concordo com a Lu.O único problema é que fica caro para quem tem muitos animais(eu tenho 16) e que só gostam de caixa de areia cheia e grande(eu utilizo aquele misturador de massa - masseira de obra).Mas ela cumpre bem suas funções:sem cheiro na casa, bom rendimento,não ficam aqueles graozinhos pela casa - só quando algum deles quer brincar(rsr).

Anônimo disse...

Tive o mesmo problema. Além de que fica um cheiro daquela madeira "canela merda"'pela casa.

gatos de madeira disse...

A madeira úmida realmente pode ser um problema complicado.

Anônimo disse...

não há nada disso em portugal... até experimentava sobretudo para viajar com meus gatos dado a maior leveza em relação á aglomerante que uso...

Unknown disse...

Pois é... o sujo fica na caixinha enquanto o limpo fica na peneira. Como lidaram com isso? Como fizerAm pra limpar??

Unknown disse...

Pois é... o sujo fica na caixinha enquanto o limpo fica na peneira. Como lidaram com isso? Como fizerAm pra limpar??

Anônimo disse...

Olá estou espera do uma filhote desmamar para trazela pra minha casa, nunca tive gatos, será minha primeira experiência com essa. E gostaria de saber se aquelas cerragens de madeireiras tbm podem ser utilizada? E se alguém já utilizou, será q funciona mesmo?? Obrigada.

Isabel disse...

Olá! Serragem de madeireira não é seguro porque não é esterilizada. Melhor comprar esses granulados de madeira prontos nos petshops. Boa sorte com seu gatinho!

Unknown disse...

Boa tarde... somos da Lenhaeco e distribuímos Granulado de madeira para gatos, uma excelente opção para diminuir o odor de urina, produto 100% natural e biodegradável, ou seja, pode ser descartado no vaso sanitário... entregamos em São Paulo, Grande São Paulo e grande arte do interior de São Paulo... se possível entre em contato... 13 99660-8134(Whatsapp) vendas tbem por esse numero...