Tudo o que você sempre quis saber sobre granulatos sanitários para gato e não sabia onde perguntar.

Dicas que podem ajudar

  • Fezes e/ou urina para fora da liteira (caixa de areia)
    Existem muitos fatores que levam a esse mesmo resultado. É necessário observar qual a raiz do problema.
    .Gatos machos não castrados
    Gatos machos e não castrados tendem a urinar em diversos locais para demarcar território. Se esse for o seu caso, não adianta fazer nada antes de castrar seu gato. Após castrados os machos, a testosterona ainda permanece circulando no organismo do animal por volta de 60 dias. Se demorar muito para castrar um gato, seja macho ou fêmea, você corre o risco de não conseguir mudar tão cedo seu comportamento, visto que seus hábitos próprios de sua maturidade sexual já foram estabelecidos.
    .Negligência na limpeza da liteira
    Os gatos usam a liteira sem problemas desde que esteja minimamente limpa e cuidada. Alguns gatos não aceitam usar a literia de outro gato, e alguns gatos não aceitam de jeito nenhum usar uma liteira suja.
    .Mudando a liteira de local
    Alguns gatos não aceitam o local onde está a liteira. Pode ser devido ao barulho ou movimentação excessivos no local, proximidade muito grande com a comida ou mesmo um ato de protesto contra a mudança do local da liteira por parte do dono. Se precisar mudar a liteira de local, faça de maneira gradativa desde o ponto onde estava anteriormente até o local onde deseja que fique, observando os fatores anteriormente comentados e a aceitação do gato.
    .Gato se apoia nas bordas da liteira
    Alguns gatos, muito exigentes, não gostam de tocar na areia (uiii) e procuram fazer suas necessidades apoiando seu peso nas bordas da liteira. Acontece que se a liteira estiver muito leve o peso do gato vai fazer com que ela tombe na hora em que ele estiver usando e ... ele pode sair correndo assustado, terminando suas necessidades por aí e com medo de usar novamente a liteira.
    .Gatos estressados
    Às vezes, gatos muito estressados podem urinar fora da liteira para chamar a atenção do dono. Nesse caso não adianta punir. Tem que dar atenção e tentar entender o que os está deixando estressado. Pode ser uma mudança recente, uma pessoa ou gato novo a frenquentar a casa, etc.
    .Doença do trato urinário inferior
    Um gato que esteja afectado por uma doença do trato urinário inferior começa a apresentar alterações do seu comportamento normal e dos seus hábitos de higiene e, devido ao desconforto associado à condição, utilizam a liteira mais vezes do que o normal, e muitas vezes tentam urinar fora da liteira. Essas doenças podem ser causadas pelo stress, retenção urinária, processos inflamatórios, obesidade e diabetes devido a uma má nutrição, ou até problemas anatômicos que dificultam a micção. Consulte seu veterinário sobre as chances de ocorrer com o seu gato de acordo com o seu histórico médico e quais sintomas deverá observar em seu gato.

  • Areia pra fora da liteira
    Se os gatos derrubam a areia pra fora da liteira você pode precisar de uma liteira maior e mais alta.
    Em grandes PetShops você pode encontrar diversos tamanhos e modelos de liteira, que podem ser personalizadas com o bichinho desenhado e até portinhas pra entrar, mas certamente serão caras.
    Mas, vc não precisa comprar liteiras só em PetShops. Existem grandes caixas pra alimento em casas de produtos para cozinha, caixas organizadoras em grandes supermercados e umas grandes caixas pretas em lojas de material de construção.
    Use sua criatividade e ganhe muito mais espaço pra a areia, ganhe mais tempo, mais praticidade e um ambiente muito mais limpo.


Furba toillete banheiro para gatos. Só serve pra alguns tipos de areia (os tipos mais caros).




Banheiro biológico para gatos, higiênico e possui filtro de carvão ativado, que elimina o odor das fezes. Encontrada em PetShops





Caixa para massa 16 litros. Encontrada em casas de construção.




Caixa Frigorífico e Pescado 40 litros. Setor de alimentação.




  • A areia gruda levemente nas patinhas dos gatos
    Se o problema é esse, recomenda-se um tapete felpudo (tipo passadeira) na saída da caixa pra agarrar a sujeirinha da areia que fica nas patinhas ajuda a concentrar a sujeira somente naquela região. Daí é só bater o tapetinho no tanque, passar aspirador, ou varrer, que tá tudo ali, concentrado.
    Outra dica é ter, além da pazinha vazada tradicional, uma daquelas pazinhas comuns que vem com uma vassourinha junto. Em supermercado na área de limpeza elas são grandes e caras (a partir de R$5,00). Mas em lojas de 1,99 você pode achá-las menorezinhas e mais baratas. Estão aparecendo também em lojas de informática como utilitários pra limpar a mesa do PC e o teclado.


  • Grânulos grandes limpos ficam presos na pá junto aos torrões, gerando desperdício
    É melhor isso do que grânulos sujos escaparem pelos buracos, não? Mas se vc já está certo sobre sua areia, já pensou em achar a pá ideal? Existem várias no mercado, e um delas pode ter o espaçamento ideal para o tamanho dos grânulos da sua areia.




  • Torrão formado pela urina se desmancha quando tento recolher com a pá.
    Um pouco de farinha de mandioca no fundo da caixa ajuda a dar consistência ao torrão.
    Você também pode limpar a caixa da seguinte forma: primeiro remova os cocozinhos. Tombe a caixa para um lado de forma que a areia vá para o canto e os torrões, que são mais pesados vão ficar ali no fundo da caixa. Com os torrões agora isolados vc não precisa usar uma pazinha vasada pra retirar. Pode usar uma pazinha normal mesmo daquelas sugeridas logo acima. A dica seguinte também pode ajudar.

  • Torrão fica grudado no fundo da caixa
    Uma folha de jornal por baixo a areia pode ajudar. Quando vc for limpar a caixa, passe a areia para uma outra caixa com movimentos suaves (tombe a caixa toda de uma vez) e os torrões estarão lá na folha de jornal. Daí é só substituir a folha.

  • Soluções baratas que facilitam e melhoram a qualidade dos produtos
    • Se o gato estiver com saúde e se alimentando bem, então sua urina deve ter o pH ácido, o que torna o ambiente desfavorável ao crescimento de fungos. Mas se vc precisar, pode acrescentar 2 colheres de sal grosso à areia para ajudar a matar vermes das fezes e não passar para o outro gato que usa a mesma caixa de areia.
    • 2 colheres bem cheias de talco infantil + 1 colher cheia de bicarbonato de sódio ajudam a neutralizar o cheiro


  • Viagens, Gata prenhe e filhotes que não alcançam a liteira
    Existem tapetes higiênicos no mercado próprios pra esse tipo de situação.

    Tapete Higiênico MAGIC Nikole - (60x90cm) - pacote com 7 unidades toppet R$ 12,71

3 comentários:

Nana disse...

Adorei as dicas!!!
Muito úteis.
Obrigada
Bjs

Unknown disse...

O Cat Pan Liner é "ótimo" para encher mais ainda o meio ambiente de plástico. Afff!!

Unknown disse...

Só em casos especias, foi o q entendi. rs